terça-feira, 1 de novembro de 2016

Uso do óleo de coco para cozinhar

O óleo de coco está entre a lista dos alimentos que fazem bem para a saúde. Não é à toa que muitos estão o adotando como óleo de cozinha, como o óleo principal para preparar os alimentos. O óleo de coco é o preferido de quem procura uma alimentação saudável.

óleo de coco 2

Óleo de coco: por que usar na cozinha?

Os benefícios do óleo de coco são variados. O óleo de coco é uma gordura que é metabolizada de forma rápida pelo corpo.

Por muitos, é considerado um óleo mais estável na cozinha, melhor performance por suportar altas temperaturas devido a sua constituição de gorduras saturadas. Melhor, por exemplo, que o óleo de soja , canola, milho, girassol.

O óleo de coco não filtrado (virgem) pode ser aquecido em torno de até 176 ºC, já a versão do óleo de coco refinado aquecido em até aproximadamente 232 ºC. Por isso, para muitos que procuram uma vida saudável é uma boa escolha para cozinhar.

A vantagem é suportar temperaturas um pouco maiores que outros tipos de óleo, sem oxidar. Possui sabor de coco, mais suave. E agora tem o óleo de coco sem sabor, perfeito para preparar pratos salgados.

É ótimo para refogar, fazer grelhados e todo o tipo de alimento que tiver óleo na receita, inclusive a panificação. Dá até para fazer os ovos mexidos!

A manteiga pode ser substituída por óleo de coco. Há quem substitua na proporção de 1:1. Ou seja, a mesma quantidade de manteiga para o óleo de coco. Mas, há quem recomenda usar 25% menos que a quantidade de manteiga necessária na receita.

Há aqueles que gostam de usar o óleo de coco extra virgem da mesma maneira que o azeite – regando os alimentos, especialmente saladas e legumes crus.

Lembre-se que evitar frituras é parte de uma vida saudável. E, ainda, é preciso respeitar as quantidades recomendadas de gordura diária.

É possível perceber que dá para usar o óleo de coco nas receitas favoritas!

E, você? Possui alguma forma especial de usar óleo de coco? Compartilhe a sua experiência.

Em breve irei postar outros usos que faço do óleo de coco.

Saudações Estradeiras!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário