domingo, 20 de novembro de 2016

Sal Rosa do Himalaia–sal saudável que merece destaque na sua cozinha

 

Hoje venho falar sobre esse sal maravilhoso que já uso há alguns anos em minha cozinha.

sal rosa

Este sal está localizado aos pés do Himalaia, região que há milhões de anos foi banhada pelo mar. Considerado o mais antigo e puro dos sais marinhos, fica depositado a centenas de metros de profundidade. Tem quase metade de sódio encontrado no sal comum e possui 84 minerais e elementos que são encontrados no corpo humano, que por si só é bastante impressionante! Alguns destes minerais incluem: o cloreto de sódio, sulfato de cálcio, potássio e magnésio.

Por causa desses compostos, os cristais ganham um tom rosado e um sabor com toque metálico agradável e suave. Pode ser empregado em carnes, aves e peixes, além de saladas e legumes. Também cai muito bem na finalização e decoração de alguns pratos. Em 1g de sal Rosa do Himalaia há 230mg de sódio enquanto o sal tradicional possui 400mg de sódio em 1g de sal.

Há alguns benefícios que você pode esperar por consumir este sal no lugar do sal tradicional, são eles:

1. Regula o funcionamento do metabolismo para que o mesmo seja adequado

2. Previne câimbras musculares

3. Aumenta a hidratação do corpo

4. Gera equilíbrio de eletrólitos

5. Melhora a absorção de nutrientes pelo organismo

6. Diminui a pressão arterial

7. Melhora significativamente a circulação sanguínea

8. Fortalece os ossos graças ao cálcio

9. Elimina toxinas do corpo

10. Reduz o refluxo ácido e equilibra o pH

Uau, quanta coisa boa, não é?

Por tudo isso, já vale a pena você parar de consumir o sal refinado. Mas, se você ainda pensa em continuar com o sal refinado ou então o sal marinho, compartilho aqui as desvantagens:

O Sal do Himalaia se comparado com outros sais, como por exemplo, o Sal Marinho que ainda é uma escolha melhor do que o sal tradicional, ele infelizmente está se tornando cada vez mais processado e nossos oceanos estão se tornando cada vez mais poluídos a cada ano, apenas pense sobre os enormes vazamentos de óleos que ocorreram. Devido às condições originais de que o sal rosa é mantido, diz-se ser o mais puro sal disponível hoje. Já o Sal Tradicional é completamente retirado a maioria dos seus minérios, com a exceção de sódio e cloreto. Ele é, em seguida, branqueado, limpo com produtos químicos e, em seguida, aquecido à temperaturas extremamente altas. O iodo que é adicionado ao sal de mesa é quase sempre sintético que é difícil para os nossos corpos absorver corretamente. Depois ele é tratado com agentes anti-aglomerantes, impedindo que o sal se dissolva no depósito. Estes agentes, em seguida, evitam que o sal seja absorvido em nossos próprios corpos, o que leva a uma acumulação e depósito dentro dos órgãos. Isso pode causar graves problemas de saúde. Estudos têm mostrado que, para cada grama de sal tradicional consumida e que o corpo não pode processar, ele vai utilizar 20 VEZES a quantidade de água celular para neutralizar a quantidade de cloreto de sódio, que está presente no sal tratado quimicamente.

Esta é em parte parte, a causa do porquê da má reputação do sal. Não é necessariamente o sal que não é saudável para nós, mas o  processo de refinamento dele que não é saudável. Outro agravante é o consumo de muitas comidas processadas. Estes alimentos contêm quantidades astronômicas de sal, e não do tipo bom. Não se trata de limitar o nosso consumo de sal, e sim consumir mais alimentos naturais, caseiros e integrais. Desta forma, optamos por qualidade. Optamos por uma vida mais saudável. Se você encontrar o sal rosa pode comprar sem medo, vale a pena o investimento sim.

moedor sal     sal em pacote   sal rosa 2

Este maravilhoso sal já é destaque em minha cozinha. Tenho o moedor para moer o sal na hora para temperar saladas, por exemplo. E também compro sal já moído em pacote  para colocar no saleiro e assim tempero todos os alimentos que cozinho.

Fica a dica para você que deseja acrescentar mais saúde e bem estar em sua vida!

Saudações Estradeiras!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário