terça-feira, 1 de novembro de 2016

Receita: bolo de laranja sem glúten e sem lactose


Olá pessoal,
Outro dia fui ao mercado e comprei uma marca nova de bolo de laranja e de cenoura sem glúten para o café da tarde no trailer. Quando cheguei em casa, muito curiosa, fui provar uma fatia de cada bolo antes de levá-los para armazenar no Turiscar Estradeiro. Tal foi a minha decepção com o sabor que fui ler os ingredientes no rótulo. Advinhem? Nenhum dos bolos continha suco de laranja ou cenoura, apenas aroma!!!
Então, como adoro fazer bolos simples, disse para mim mesma que eu tinha que achar um tempinho e fazer um bolo delicioso, com os melhores ingredientes, com suco e fibra da laranja, sem essa coisa de aroma e conservante.
Esse bolo é muito fácil de fazer e poderia ter sido feito na cozinha do trailer, mas optei por fazer na cozinha fixa de casa mesmo, já que me sobrou um tempinho. Depois de assado eu o cortei em fatias e congelei. Assim, é só descongelar a fatia na hora do café. Voilá!
Vamos à receita:
Bata no liquidificador ou no copo do mixer:
1 laranja sem casca e sem sementes picada
Suco de 1 laranja
3 ovos (de preferência caipira e orgânico)
1 ¹/² xícara de açúcar (eu utilizo o açúcar demerara orgânico)Saiba mais sobre o açúcar demerara
1/2 xícara de óleo de coco extra virgem Saiba mais sobre o óleo de coco

Em um tigela funda de inox, peneire:
2 xícaras de farinha de arroz
1 xícara de fécula de batata
1 pitada de sal
Acrescente os ingredientes batidos e misture com colher ou batedor de bolo manual, acrescente 1 colher (sopa) de fermento em pó. Coloque em forma retangular média 20 x 28 cm, untada com óleo de coco e polvilhada com farinha de arroz. Leve ao forno pré-aquecido a 180º, por aproximadamente 40 minutos. Após assado, faça a cobertura do seu gosto (eu cobri o bolo com geleia de laranja). Uhm, ficou delicioso.


    bolo de laranja

Bon appétit,
Saudações Estradeiras!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário