terça-feira, 1 de novembro de 2016

Incentivo ao consumo de orgânicos

 

São considerados alimentos orgânicos aqueles produzidos de forma equilibrada e harmoniosa com a natureza e com as pessoas que o produzem. Um alimento orgânico é muito mais que um produto gerado sem o uso de agrotóxicos, fertilizantes artificiais, produtos sintéticos ou geneticamente modificados.  São, além disso, alimentos que foram produzidos promovendo a conservação do solo, da água, das plantas e dos animais, além de incentivarem a redução do desperdício e da poluição.

orgânico 3

Para serem considerados orgânicos é preciso que os produtos e processos de produção sigam certos padrões pré-definidos por organizações certificadoras ou, ainda, estipulados por leis (como é o caso do Brasil). Os alimentos orgânicos certificados passam freqüentemente por rigorosas inspeções de qualidade na produção.

A comunidade científica internacional ainda não chegou a uma conclusão definitiva sobre se os alimentos orgânicos são mais nutritivos que os não orgânicos. Segundo recente estudo conduzido pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, pelo pesquisador-chefe, Dr. Alan Dangour e divulgado na publicação científica American Journal of Clinical Nutrition, apesar de terem sido detectadas diferenças nutricionais entre os alimentos orgânicos e não-orgânicos, estas não seriam suficientes para trazer benefícios perceptíveis à saúde. A Soil Association, principal organização britânica de defesa de alimentos orgânicos, rejeitou as conclusões da pesquisa e disse que seriam necessários estudos mais abrangentes sobre o tema. As pesquisas prosseguem.

Mas o que é realmente importante para quem consome produtos orgânicos não é o que eventualmente eles possam trazer, em termos nutricionais, além do normalmente encontrado em seus similares não orgânicos, mas a certeza do que eles realmente não trazem: riscos de contaminação por pesticidas para quem os consomem, danos sociais e ambientais e prejuízos econômicos e de saúde para quem os produzem.

orgânicos

Incentivamos o consumo de produtos orgânicos por acreditarmos que, além de ajudar a preservar a natureza e colaborar com a saúde e o bem estar do produtor rural, o produto orgânico melhora a qualidade de vida de quem os consome, garante uma alimentação organicamente mais equilibrada, com cores e sabores mais vivos, mais saudável e potencialmente mais rica em nutrientes.

                         orgânico 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário