terça-feira, 1 de novembro de 2016

Açúcar de coco

 

O açúcar é um dos ingredientes mais utilizados no dia a dia em diversas receitas, principalmente para os doces e bebidas, garantindo aquele sabor adocicado que muitas pessoas adoram! Porém, o açúcar em excesso (principalmente o refinado ou branco) pode trazer diversos danos à saúde, como diabete e obesidade. Além disso, as calorias provenientes do açúcar refinado são consideradas “calorias vazias”, pois não acrescentam nenhum nutriente aos alimentos, a não ser calorias.
Muitas pessoas acabam optando por utilizar adoçantes para substituir o açúcar branco, o que nem sempre pode ser uma boa opção. Existem outras opções de açúcar que são utilizadas como alternativas mais saudáveis em substituição ao açúcar refinado. Dentre eles, o açúcar de coco. Para que serve e como utilizar? Confira!

                         açúcar de coco

O açúcar de coco é utilizado no sudeste asiático há muito tempo, mas aqui no Brasil ainda é uma novidade. Esse açúcar é produzido a partir do néctar das flores da palma de coco e possui um sabor doce, semelhante ao açúcar mascavo, com um leve toque de caramelo, podendo ser utilizado em substituição ao açúcar refinado para adoçar diversas preparações.

 

Quais os nutrientes do açúcar de coco?

Você já conhece açúcar de coco? Ele tem baixo índice glicêmico e é cheio de vitaminas, sendo um excelente substituto para o açúcar refinado comum. O açúcar de coco é não-processado, não-adulterado, não-filtrado, não contém conservantes e é 100% natural, sendo conhecido por ser o adoçante mais sustentável do mundo.

coco-dentro-335x224   palma

 

O açúcar de coco é extraído do fluido das flores da palma de coco. O seu néctar é retirado e aquecido ligeiramente em uma caldeira, tornando-se um caramelo espesso. Ao esfriar, é triturado em pequenos cristais. Ao ser utilizado na cozinha, esses cristais dissolvem-se facilmente e dão um agradável sabor doce a qualquer receita.

 

O que o açúcar de coco tem de mais especial?

O coco não deixa de surpreender como super-alimento: depois de oferecer o melhor óleo presente na natureza, ele ainda oferece o açúcar mais saboroso e nutritivo que há.

Além de ser uma delícia, o que torna o açúcar de coco realmente especial nutricionalmente é o seu baixo índice glicêmico – menor que o do mel, e muito menor que o do açúcar branco.

                      tabela açúcar de coco

O baixo índice glicêmico significa que o alimento é metabolizado de forma suave pelo organismo, sem elevação brusca dos níveis de glicose no sangue. Alimentos que promovem a elevação repentina da glicose no sangue trazem consequências diversas para o equilíbrio do metabolismo, tais como ganho de peso, envelhecimento precoce, diminuição da eficiência da imunidade corporal, desgaste do pâncreas, resistência à insulina e pré-diabetes.

 

Quais os nutrientes do açúcar de coco?

O açúcar de coco apresenta um valor nutritivo muito mais elevado que qualquer outro açúcar ou adoçantes comercializado no momento, pois possui elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro, além de ser uma fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6. Por não passar pelo processo industrial de refinamento (como é o caso do açúcar branco), as vitaminas e os minerais presentes em sua composição são mantidos. Contém também flavonoides e antioxidantes.

 

Quem pode consumir o açúcar de coco?

Todos podem consumir o açúcar de coco, desde que não tenham nenhuma alergia específica ao alimento. Diabéticos também podem, sendo até uma boa opção para o diabético tipo II, devido ao baixo índice glicêmico.

É importante lembrar que, por mais nobre que seja este açúcar, ele continua sendo açúcar: o seu uso em excesso agrega carboidratos extras à dieta. De qualquer forma, para quem quer emagrecer, o açúcar de coco pode ainda ser útil em relação à qualidade, pois não passa pelo processo de refinamento e preserva boa parte de seus nutrientes.

 

Como consumir o açúcar de coco?

Açúcar de Coco: O Mais Nobre de Todos os Açúcares!

Esse açúcar pode ser consumido da forma mais comum, ou seja, na substituição natural do açúcar branco ou do açúcar mascavo: usa-se mais ou menos a mesma quantidade. Pode-se usar em receitas, sucos, chás e doces, além de uma infinidade de outras opções. No café fica muito bom! Eu particularmente acho o gosto desse açúcar uma delícia!

 

Onde encontrar o açúcar de coco?

O açúcar de coco é um produto 100% natural, o que já nos dá uma pista de onde encontrá-lo. Ele é vendido em quase todas as lojas de produtos naturais e orgânicos que você encontrar, lojas de produtos para vegetarianos e outras. Eu já testei algumas marcas, mas o meu preferido é o da marca Copra.

E você, já experimentou o açúcar de coco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário