sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Pipoca de panela salgada e doce


Eu adoro pipoca. E você?
Já parou para pensar que lembranças vêm à sua mente quando ouve a palavra pipoca?
pipoca2

Sem dúvida para mim, a palavra pipoca remete aos finais de semana, aos momentos de descontração, às festas de criança, às festas juninas, cinema ou ao sofá de casa assistindo a um bom filme.
Final de semana chegando, com certeza vou fazer pipoca de novo. E a melhor maneira de fazer pipoca é na panela como a minha mãe e avós sempre fizeram.

013
Fiz até um vídeo para vocês verem como faço pipoca. Se quer que ela traga benefícios à sua saúde, esqueça as pipocas de microondas cheias de sódio e gordura hidrogenada. Esse vídeo foi feito no nosso trailer Turiscar Estradeiro, em um domingo de chuva. Fiz pipoca salgada e doce, com ingredientes de primeira qualidade orgânicos, tais como Sal Rosa do Himalaia, Óleo de coco e Açúcar mascavo.
015
012


025        029

Assista ao vídeo abaixo: Pipoca de panela Salgada e doce. Depois comente no final desta postagem, qual pipoca você gosta mais, salgada ou doce? 






Alguma vez já parou para pensar na origem da pipoca? Qual a história da pipoca? Será que traz benefícios à saúde?

Fui pesquisar um pouquinho:

Pipoca é um prato feito a partir de uma variedade especial de milho, o milho-pipoca (Zea mays everta), que estoura quando aquecido. Ao aquecermos os grãos desse milho de maneira rápida, sua umidade interna é convertida em vapor. Num determinado ponto g a pressão estoura a casca externa, transformando a parte interna numa massa pouco consistente de amidos e fibras.
pipoca1

Os primeiros europeus que chegaram ao continente americano descreveram a pipoca, desconhecida para eles, como um salgado à base de milho usado pelos índios tanto como alimento quanto como enfeite para o cabelo. Sementes de milho usadas para fazer pipoca foram encontradas por arqueólogos não só no Peru, como também no atual Estado de Utah, nos Estados Unidos, o que sugere que ela fazia parte da alimentação de vários povos americanos. Sabe-se, porém, que inicialmente os índios preparavam a pipoca com a espiga inteira sobre o fogo. Depois, eles passaram a colocar só os grãos sobre as brasas - até inventarem um método mais sofisticado: cozinhar o milho numa panela de barro com areia quente.
A pipoca já era vendida em feiras e parques nos Estados Unidos no século XIX. No fim desse período, surgiram os primeiros cinemas americanos, e, com eles, vieram os ambulantes e seus carrinhos com pipoca e guloseimas, mistura de pipoca, amendoim e açúcar queimado. No começo, os donos dos cinemas torciam o nariz e achavam que a pipoca distraía os espectadores dos filmes.
Durante a Grande Depressão, a pipoca era relativamente barata e se tornou popular. Assim, o negócio da pipoca prosperou e se tornou uma fonte de renda para alguns agricultores em dificuldades.

Será que a Pipoca é saudável?

A Pipoca é apreciada em todo o mundo, em quase todos os lugares onde o milho normalmente é consumido. No entanto, o seu limite como um alimento saudável termina quando você começa a derramar sal, manteiga, ou outros aromas ou coberturas sobre a pipoca. Aquecer a pipoca por si só é suficiente para estourá-la, por isso evite cozinhar com azeite ou outros óleos vegetais, uma vez que pode impactar o teor de polifenóis na Pipoca uma vez que ela estoura.
Os benefícios da pipoca para saúde são derivados principalmente de seu conteúdo impressionante de fibras, compostos polifenólicos, antioxidante, vitamina do complexo B, Manganês e teor de Magnésio. Vamos explorar como esses nutrientes importantes fazem da Pipoca uma escolha saudável para os seus lanches!
Então, confira alguns Benefícios da Pipoca Para Saúde:

1- Digestão: É importante perceber que a Pipoca é um grão inteiro, o que é uma designação para os grãos que contêm o endosperma, germe e farelo. Isto é similar aos cereais integrais, arroz, pães. A pipoca é um grão inteiro natural, que contém todas as fibras do farelo, para não mencionar os minerais, vitaminas do complexo B e vitamina E que estão armazenados lá.
Em termos de digestão, o alto teor de fibra mantém o seu corpo “regular”, o que significa que seus movimentos intestinais se movem suavemente e rapidamente através de seu aparelho digestivo, portanto tendo doenças como a constipação evitadas. A fibra estimula movimento peristáltico dos músculos intestinais suaves e induz a secreção dos sucos digestivos, ambos os quais ajudam a manter o seu sistema digestivo inteiro saudável.

2- Redução do colesterol: As fibras são muito importantes para nosso corpo. E os cereais integrais contêm o tipo de fibra que pode retirar o excesso de colesterol das paredes dos vasos sanguíneos e artérias, reduzindo assim os seus níveis e diminuindo as chances de doenças cardiovasculares perigosas como a aterosclerose, ataques cardíacos e derrames. Isso também reduz a pressão sobre o sistema cardíaco, uma vez que o coração não precisa trabalhar tão duro para mover o sangue através dos vasos e artérias obstruídas.

3- Controle da Diabetes: O terceiro papel vital da fibra é o seu impacto sobre o açúcar no sangue no corpo. Quando o corpo tem uma ampla quantidade de fibras regula a liberação e gestão dos níveis de açúcar no sangue e insulina melhor do que as pessoas com baixos níveis de fibra. Reduzir estas flutuações de açúcar no sangue é um grande bônus para pacientes diabéticos, de modo a Pipoca é sempre uma recomendação, se você sofre dessa doença difícil.

4- Prevenção do Câncer: Estudos realizado nos últimos anos têm ficados chocados ao encontrar uma surpreendentemente grande quantidade de antioxidante dentro de Pipoca. Ela costumava ser considerada um “comida sem qualidade”, mas agora parece que o grão da Pipoca contém grandes quantidades de compostos polifenólicos, um dos mais poderosos tipos de antioxidantes que você pode colocar em seu corpo.
Na verdade, os estudos tem demonstrado que o consumo de Pipoca pode fazer mais, devido ao seu potencial antioxidante em seu corpo do que uma dose diária de frutas e legumes! Os antioxidantes são os agentes poderosos da defesa que limpam e eliminar os radicais livres, estes subprodutos do metabolismo celular estão associados com uma variedade de doenças no corpo, em particular o câncer. Os radicais livres são conhecidos por mutação do ADN celular em células cancerosas saudável, que é um grande problema. A Pipoca pode ajudar seriamente reduzir esses riscos.

5-Retarda o envelhecimento: Os radicais livres fazem muito mais danos do que o câncer. Eles têm sido intimamente ligados à sintomas relacionados com a idade, como Rugas, manchas senis, degeneração e cegueira macular, fraqueza muscular, declínio cognitivo, osteoporose, doença de Alzheimer, demência, perda de cabelo e uma grande variedade de outras coisas. A Pipoca pode mantê-lo sentir-se saudável e feliz na sua velhice graças aos poderosos antioxidantes que combatem esses efeitos dos radicais livres.

6- Perda de Peso: Um copo normal de Pipoca contém apenas 30 calorias, o que é cerca de 5 vezes menos do que a mesma quantidade de batatas fritas gordurosas. Além disso, o teor de fibra na Pipoca faz você se sentir completo e inibe a liberação do hormônio da fome, a grelina. Isso pode evitar excessos e manter as pessoas que estão lutando contra a protuberância, sem fazê-las sentir como se não tivesse comendo o suficiente. A Pipoca também é muito baixa em gorduras saturadas e seus óleos naturais são essencialmente saudáveis ​​e essencial no organismo.

7- Coração: Os polifenóis presentes, principalmente na casca do Milho de Pipoca, são poderosos antioxidantes naturais. Os antioxidantes são moléculas que agem no combate aos radicais livres produzidos nas reações químicas do organismo impedindo que eles danifiquem células vitais. Níveis insuficientes de antioxidantes ou a má atuação destas enzimas causa oxidação nas células, o que pode levar a deformidade ou a morte de células saudáveis de órgãos vitais do corpo humano como o coração, cérebro, pele, pulmões, etc.

8-Fonte de vitaminas do complexo B: A Pipoca não vai ser suficiente para cobrir todas as suas necessidades diárias de vitaminas B, mas certamente contribui. Ela contém Vitamina B6 , Niacina, Tiamina, riboflavina e Ácido fólico. Estes são os nutrientes que desempenham muitas funções em seu corpo, incluindo manter as células vermelhas do sangue saudáveis e se desenvolvendo normalmente. Vitaminas do complexo B também ajudam a converter os alimentos que você consome em energia para o seu corpo usar.
 
Bem, se você gostou dessa postagem, deixe o seu comentário. Não esqueça de dizer qual pipoca você gosta mais, doce ou salgada.

À propósito: eu gosto mais da pipoca doce (sou uma formiguinha, kkk).

Saudações Estradeiras!!!!



















Nenhum comentário:

Postar um comentário