terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Chia: propriedades e usos na culinária


A chia é o nome popular da Salvia Hispanica, uma planta herbácea  da família das lamiáceas, de origem das regiões da Guatemala, do México e da Colombia.

chia seeds
Com certeza um superalimento, pertencente às sementes da saúde.
Esta é uma semente muito antiga e se sabe que já era consumida como alimento pelos astecas, para aumentar a resistência física. É uma fonte natural de ácidos graxos ômega-3, fibras e proteínas além de outros componentes nutricionais importantes, os antioxidantes.
Além disso, a semente de chia é um potencial também para a indústria alimentícia, onde vem sendo usada para enriquecer pães, bolos e barras de cereais; na produção de hidrolisados protéicos, na produção de maionese com adição de mucilagem de chia, entre outros produtos.
A chia está sendo muito estudada, pois seu potencial alimentício é enorme.
CHIA-M-2

 

Propriedades e benefícios das sementes de chia

As propriedades benéficas das sementes de chia eram conhecidas das civilizações pré-colombianas da Europa Central e do Sul. Junto com milho, feijão e amaranto que eram  alimentos básicos das populações maias e astecas.
A chia reduz a glicemia, reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom, é rica em Omega 3 e Omega 6, é desintoxicante combatendo radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce, melhora a imunidade do organismo, ajuda na perda de peso e na sensação de saciedade.
A chia pode ser consumida em diferentes formas:
1- Crua triturada (farinha)
Essa versão pode substituir a farinha de trigo no preparo de pães e bolos. Após liquidificar o grão acondicionar em um pote armazenando na geladeira para colocar em saladas, sopas, mingau, sucos e frutas.
farinha-de-chia-620x330
 
2- Forma de grãos
Consumir preferencialmente antes de suas principais refeições. Consumir 1 colher de sopa antes do café da manhã ou do almoço ou do jantar.

123692517
3 - Forma de gel
Alto poder de absorção de água, nesse processo em se transformar em gel. Colocar 1 colher de sopa em 1/4 de copo de água por 30 minutos. Se formou o gel, coma imediatamente, não recomendado ser armazenado para comer depois. Após a goma estar formada utilizar em preparos de sopas, bolos, sucos.
Pode-se colocar a semente crua direto em seu suco, iogurte e vitaminas.

Chia

Em breve estarei postando minhas receitinhas preferidas com chia, todas muito fáceis de fazer na Cozinha Estradeira.
Saudações estradeiras,


Francini Luz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário