Compartilho aqui uma parte da nossa rotina de mais de 10 anos de campismo, que é comer bem, de forma prática, simples e o mais saudável possível, sempre agradecendo ao alimento oferecido pela Mãe Terra. "Que seu alimento seja o seu remédio" (Hipócrates)
quinta-feira, 22 de dezembro de 2016
Panetone e Chocotone sem glúten na máquina de pão
quarta-feira, 21 de dezembro de 2016
Essência de Panetone Caseira
segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
Brigadeiro de Biomassa de Banana Verde
Cacau em pó: benefícios
A melhor maneira de usufruir dos benefícios que o cacau pode oferecer – e que não se resumem somente a proporcionar a sensação de bem-estar – é consumi-lo em pó e sem a adição de açúcar.
Atualmente, o cacau em pó é facilmente encontrado no mercado. Seu consumo costuma, inclusive, ser bastante indicado entre os nutricionistas.
Benefícios do cacau em pó à saúde
As vantagens do consumo do cacau em pó são inúmeras. Ele é um alimento rico em vitaminas (como vitamina C e vitamina E) e minerais (como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio), além de conter boas quantidades de fibras.
Conheça os principais benefícios que o cacau pode oferecer à saúde:
1. É antioxidante
O cacau é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres) e, por isso, previne o envelhecimento precoce e o surgimento de algumas doenças.
2. Melhora o humor
Um dos principais benefícios do cacau é o fato de ser fonte de triptofano – aminoácido responsável pela produção de serotonina, neurotransmissor ligado ao bem-estar.
“O cacau eleva os níveis de serotonina – neurotransmissor que melhora o humor –, é fonte de dopamina – que atua no controle do movimento, memória e sensação do prazer – e feniletilamina – que atua no sistema nervoso central –, gerando uma boa sensação de bem-estar”, ressalta Fernanda.
3. É benéfico para o intestino
O cacau ajuda a regular a flora intestinal, pois contém flavonoides que servem como alimento para as bactérias probióticas – que, por sua vez, beneficiam o intestino.
4. É aliado do coração
Rico em fitoquímicos e flavonoides antioxidantes (que combatem os radicais livres), o cacau ajuda a promover a saúde cardiovascular.
O cacau auxilia ainda no controle dos níveis de colesterol e pressão arterial.
5. Beneficia pessoas com diabetes
O cacau pode auxiliar pessoas com diabetes pois está relacionado com melhora na ação da insulina (hormônio relacionado com a doença).
Além de ajudar a evitar o envelhecimento precoce, proteger o coração, melhorar o humor, o cacau em pó pode ser ainda um grande aliado de quem deseja perder uns quilinhos.
O cacau é rico em polifenóis – substância que, além de antioxidante (combate os efeitos dos radicais livres no organismo), é considerada termogênica, ou seja, está relacionada à queima de gordura.
Claro, para isso, o cacau deve ser incluído em uma dieta equilibrada, orientada por um nutricionista.
O cacau em pó é um grande aliado na dieta e vida saudável, pois proporciona, além de benefícios, uma sensação de prazer e gostosura, “o que o faz ser uma boa indicação para aqueles momentos em que a pessoa tem vontade de comer chocolate”.
Eu utilizo o cacau em pó nas minhas receitas e o acrescento no meu café da manhã diariamente.
Dica: polvilhar cacau 100 % e canela em pó sobre o capuccino. Fica muito bom!!!
Eu tenho um acessório em inox igual esse abaixo para polvilhar o cacau em pó sobre o meu capuccino:
sexta-feira, 9 de dezembro de 2016
Panqueca de Biomassa de Banana Verde
Preparada com a Biomassa de Banana Verde orgânica. Saiba mais sobre a Biomassa de Banana Verde.
Essa receita é muito prática, saborosa e saudável. Opção de prato muito fácil de fazer quando estamos no camping.

Ingredientes:
- 2 colheres de Biomassa de Banana Verde
- 3 ovos
- 6 colheres (sopa) de flocos de aveia
- 1 colher (sopa) de chia
- Sal Rosa do Himalaia e pimenta a gosto
- ¹/² xícara (chá) de farinha de arroz
- 1 xícara (chá) de água
- 1 pitada de fermento químico

Bata bem os ovos, misture os demais ingredientes até formar uma massa homogênea. Coloque na frigideira untada com óleo de coco e doure os dois lados.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2016
Biomassa de Banana Verde
Como farmacêutica, sempre fui muito curiosa e interessada no tema alimentação saudável, principalmente porque o meu lema é “Faça do seu alimento o seu remédio” (Hipócrates). Então, busco opções saudáveis para as minhas receitas. Entre essas opções está a Biomassa de Banana Verde.
A banana ainda verde é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta.
O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, porém, não sendo digerido e absorvido no intestino delgado, pode ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas.
Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.
Além de contribuir para a saúde do intestino, a banana verde exerce outros efeitos benéficos ao organismo. É considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente.
Os estudos indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.
A banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos como a biomassa e a farinha de banana verde, que são utilizadas para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo. Além disso, você pode adicionar a biomassa da banana verde em sucos de frutas e vitaminas. O preparo da banana verde é simples e pode ser feito em casa.
8 BENEFÍCIOS DA BIOMASSA
- Melhora o funcionamento do intestino;
- Recupera a microbiota intestinal, melhorando o sistema imunológico;
- Por ser rica em fibras, é capaz de promover saciedade, sendo aliada do tratamento para obesidade;
- Reduz a absorção de gordura da dieta;
- Reduz a absorção de glicose da dieta;
- Na culinária pode substituir o leite condensado, creme de leite e maionese, pois funciona como um espessante;
- Nas preparações sem glúten, melhora a textura dos alimentos, deixando as preparações mais macias;
- Fonte de vitaminas, antioxidantes e minerais que contribuem para a saúde óssea e também contração muscular.
Eu utilizo a Biomassa de Banana Verde pronta integral e orgânica, que é muito fácil de encontrar em supermercados e lojas de produtos naturais:
Para quem está disposto a preparar a Biomassa de Banana Verde em casa, aí vai a receita:
Em breve estarei postando receitas com a Biomassa de Banana Verde.
Saudações Estradeiras!!!