Compartilho aqui uma parte da nossa rotina de mais de 10 anos de campismo, que é comer bem, de forma prática, simples e o mais saudável possível, sempre agradecendo ao alimento oferecido pela Mãe Terra. "Que seu alimento seja o seu remédio" (Hipócrates)
quinta-feira, 22 de dezembro de 2016
Panetone e Chocotone sem glúten na máquina de pão
quarta-feira, 21 de dezembro de 2016
Essência de Panetone Caseira
segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
Brigadeiro de Biomassa de Banana Verde
Cacau em pó: benefícios
A melhor maneira de usufruir dos benefícios que o cacau pode oferecer – e que não se resumem somente a proporcionar a sensação de bem-estar – é consumi-lo em pó e sem a adição de açúcar.
Atualmente, o cacau em pó é facilmente encontrado no mercado. Seu consumo costuma, inclusive, ser bastante indicado entre os nutricionistas.
Benefícios do cacau em pó à saúde
As vantagens do consumo do cacau em pó são inúmeras. Ele é um alimento rico em vitaminas (como vitamina C e vitamina E) e minerais (como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio), além de conter boas quantidades de fibras.
Conheça os principais benefícios que o cacau pode oferecer à saúde:
1. É antioxidante
O cacau é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres) e, por isso, previne o envelhecimento precoce e o surgimento de algumas doenças.
2. Melhora o humor
Um dos principais benefícios do cacau é o fato de ser fonte de triptofano – aminoácido responsável pela produção de serotonina, neurotransmissor ligado ao bem-estar.
“O cacau eleva os níveis de serotonina – neurotransmissor que melhora o humor –, é fonte de dopamina – que atua no controle do movimento, memória e sensação do prazer – e feniletilamina – que atua no sistema nervoso central –, gerando uma boa sensação de bem-estar”, ressalta Fernanda.
3. É benéfico para o intestino
O cacau ajuda a regular a flora intestinal, pois contém flavonoides que servem como alimento para as bactérias probióticas – que, por sua vez, beneficiam o intestino.
4. É aliado do coração
Rico em fitoquímicos e flavonoides antioxidantes (que combatem os radicais livres), o cacau ajuda a promover a saúde cardiovascular.
O cacau auxilia ainda no controle dos níveis de colesterol e pressão arterial.
5. Beneficia pessoas com diabetes
O cacau pode auxiliar pessoas com diabetes pois está relacionado com melhora na ação da insulina (hormônio relacionado com a doença).
Além de ajudar a evitar o envelhecimento precoce, proteger o coração, melhorar o humor, o cacau em pó pode ser ainda um grande aliado de quem deseja perder uns quilinhos.
O cacau é rico em polifenóis – substância que, além de antioxidante (combate os efeitos dos radicais livres no organismo), é considerada termogênica, ou seja, está relacionada à queima de gordura.
Claro, para isso, o cacau deve ser incluído em uma dieta equilibrada, orientada por um nutricionista.
O cacau em pó é um grande aliado na dieta e vida saudável, pois proporciona, além de benefícios, uma sensação de prazer e gostosura, “o que o faz ser uma boa indicação para aqueles momentos em que a pessoa tem vontade de comer chocolate”.
Eu utilizo o cacau em pó nas minhas receitas e o acrescento no meu café da manhã diariamente.
Dica: polvilhar cacau 100 % e canela em pó sobre o capuccino. Fica muito bom!!!
Eu tenho um acessório em inox igual esse abaixo para polvilhar o cacau em pó sobre o meu capuccino:
sexta-feira, 9 de dezembro de 2016
Panqueca de Biomassa de Banana Verde
Preparada com a Biomassa de Banana Verde orgânica. Saiba mais sobre a Biomassa de Banana Verde.
Essa receita é muito prática, saborosa e saudável. Opção de prato muito fácil de fazer quando estamos no camping.

Ingredientes:
- 2 colheres de Biomassa de Banana Verde
- 3 ovos
- 6 colheres (sopa) de flocos de aveia
- 1 colher (sopa) de chia
- Sal Rosa do Himalaia e pimenta a gosto
- ¹/² xícara (chá) de farinha de arroz
- 1 xícara (chá) de água
- 1 pitada de fermento químico

Bata bem os ovos, misture os demais ingredientes até formar uma massa homogênea. Coloque na frigideira untada com óleo de coco e doure os dois lados.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2016
Biomassa de Banana Verde
Como farmacêutica, sempre fui muito curiosa e interessada no tema alimentação saudável, principalmente porque o meu lema é “Faça do seu alimento o seu remédio” (Hipócrates). Então, busco opções saudáveis para as minhas receitas. Entre essas opções está a Biomassa de Banana Verde.
A banana ainda verde é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta.
O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, porém, não sendo digerido e absorvido no intestino delgado, pode ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas.
Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.
Além de contribuir para a saúde do intestino, a banana verde exerce outros efeitos benéficos ao organismo. É considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente.
Os estudos indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.
A banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos como a biomassa e a farinha de banana verde, que são utilizadas para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo. Além disso, você pode adicionar a biomassa da banana verde em sucos de frutas e vitaminas. O preparo da banana verde é simples e pode ser feito em casa.
8 BENEFÍCIOS DA BIOMASSA
- Melhora o funcionamento do intestino;
- Recupera a microbiota intestinal, melhorando o sistema imunológico;
- Por ser rica em fibras, é capaz de promover saciedade, sendo aliada do tratamento para obesidade;
- Reduz a absorção de gordura da dieta;
- Reduz a absorção de glicose da dieta;
- Na culinária pode substituir o leite condensado, creme de leite e maionese, pois funciona como um espessante;
- Nas preparações sem glúten, melhora a textura dos alimentos, deixando as preparações mais macias;
- Fonte de vitaminas, antioxidantes e minerais que contribuem para a saúde óssea e também contração muscular.
Eu utilizo a Biomassa de Banana Verde pronta integral e orgânica, que é muito fácil de encontrar em supermercados e lojas de produtos naturais:
Para quem está disposto a preparar a Biomassa de Banana Verde em casa, aí vai a receita:
Em breve estarei postando receitas com a Biomassa de Banana Verde.
Saudações Estradeiras!!!
sexta-feira, 2 de dezembro de 2016
Pipoca de panela salgada e doce
domingo, 20 de novembro de 2016
Café na Prensa Francesa–cheirinho bom!
Há diferentes formas de preparar uma boa xícara de café, variando conforme o gosto e possibilidade de cada um, destacando sempre que a escolha de um café de qualidade e o uso de água filtrada sem cloro ou água mineral são essenciais para extrair a melhor bebida.
10 Passos e dicas para o preparo na Prensa Francesa
Sal Rosa do Himalaia–sal saudável que merece destaque na sua cozinha
Hoje venho falar sobre esse sal maravilhoso que já uso há alguns anos em minha cozinha.
Este sal está localizado aos pés do Himalaia, região que há milhões de anos foi banhada pelo mar. Considerado o mais antigo e puro dos sais marinhos, fica depositado a centenas de metros de profundidade. Tem quase metade de sódio encontrado no sal comum e possui 84 minerais e elementos que são encontrados no corpo humano, que por si só é bastante impressionante! Alguns destes minerais incluem: o cloreto de sódio, sulfato de cálcio, potássio e magnésio.
Por causa desses compostos, os cristais ganham um tom rosado e um sabor com toque metálico agradável e suave. Pode ser empregado em carnes, aves e peixes, além de saladas e legumes. Também cai muito bem na finalização e decoração de alguns pratos. Em 1g de sal Rosa do Himalaia há 230mg de sódio enquanto o sal tradicional possui 400mg de sódio em 1g de sal.
Há alguns benefícios que você pode esperar por consumir este sal no lugar do sal tradicional, são eles:
1. Regula o funcionamento do metabolismo para que o mesmo seja adequado
2. Previne câimbras musculares
3. Aumenta a hidratação do corpo
4. Gera equilíbrio de eletrólitos
5. Melhora a absorção de nutrientes pelo organismo
6. Diminui a pressão arterial
7. Melhora significativamente a circulação sanguínea
8. Fortalece os ossos graças ao cálcio
9. Elimina toxinas do corpo
10. Reduz o refluxo ácido e equilibra o pH
Uau, quanta coisa boa, não é?
Por tudo isso, já vale a pena você parar de consumir o sal refinado. Mas, se você ainda pensa em continuar com o sal refinado ou então o sal marinho, compartilho aqui as desvantagens:
O Sal do Himalaia se comparado com outros sais, como por exemplo, o Sal Marinho que ainda é uma escolha melhor do que o sal tradicional, ele infelizmente está se tornando cada vez mais processado e nossos oceanos estão se tornando cada vez mais poluídos a cada ano, apenas pense sobre os enormes vazamentos de óleos que ocorreram. Devido às condições originais de que o sal rosa é mantido, diz-se ser o mais puro sal disponível hoje. Já o Sal Tradicional é completamente retirado a maioria dos seus minérios, com a exceção de sódio e cloreto. Ele é, em seguida, branqueado, limpo com produtos químicos e, em seguida, aquecido à temperaturas extremamente altas. O iodo que é adicionado ao sal de mesa é quase sempre sintético que é difícil para os nossos corpos absorver corretamente. Depois ele é tratado com agentes anti-aglomerantes, impedindo que o sal se dissolva no depósito. Estes agentes, em seguida, evitam que o sal seja absorvido em nossos próprios corpos, o que leva a uma acumulação e depósito dentro dos órgãos. Isso pode causar graves problemas de saúde. Estudos têm mostrado que, para cada grama de sal tradicional consumida e que o corpo não pode processar, ele vai utilizar 20 VEZES a quantidade de água celular para neutralizar a quantidade de cloreto de sódio, que está presente no sal tratado quimicamente.
Esta é em parte parte, a causa do porquê da má reputação do sal. Não é necessariamente o sal que não é saudável para nós, mas o processo de refinamento dele que não é saudável. Outro agravante é o consumo de muitas comidas processadas. Estes alimentos contêm quantidades astronômicas de sal, e não do tipo bom. Não se trata de limitar o nosso consumo de sal, e sim consumir mais alimentos naturais, caseiros e integrais. Desta forma, optamos por qualidade. Optamos por uma vida mais saudável. Se você encontrar o sal rosa pode comprar sem medo, vale a pena o investimento sim.
Este maravilhoso sal já é destaque em minha cozinha. Tenho o moedor para moer o sal na hora para temperar saladas, por exemplo. E também compro sal já moído em pacote para colocar no saleiro e assim tempero todos os alimentos que cozinho.
Fica a dica para você que deseja acrescentar mais saúde e bem estar em sua vida!
Saudações Estradeiras!!!
sexta-feira, 11 de novembro de 2016
Bolo de cenoura sem glúten e sem lactose
Nesta semana preparei mais um bolo para levar em viagem. Essa receita é muito fácil também de fazer no camping. Para isso, irá precisar de um liquidificador ou mixer.

Bater no liquidficador ou mixer:
2 xícaras de cenouras (orgânicas) cruas descascadas e picadas
2 xícaras de açúcar demerara (orgânico)Saiba mais
3 ovos caipiras (orgânicos)
¹/² xícaras de óleo de coco extra virgem (orgânico) Saiba mais sobre o óleo de coco
1 xícara de água
Em uma tigela de inox:
Peneirar 1 ¹/² xícara de farinha de arroz e 1 xícara de fécula de batata. Misturar os ingredientes batidos com as farinhas. Acrescentar 1 colher (sopa) de fermento químico. Untar uma forma retangular com óleo de coco e polvilhar com a farinha de arroz. Colocar a massa na forma e levar ao forno pré-aquecido a 180º. Assar por 30 minutos ou até que ao espetar o palito de dente, este saia seco.


Preparo da cobertura de chocolate
Levar ao fogo em uma panela, mexendo sempre até ferver por 8 minutos:
4 colheres (sopa) de chocolate 70%
4 colheres (sopa) de açúcar mascavo orgânico
1 colher (sopa) de óleo de coco orgânico




Espalhar a calda quente sobre o bolo. Polvilhar com chocolate.

Agora é só preparar o café e bom apetite.

Abaixo, o vídeo em que eu faço o café e aqueço o bolo de cenoura no trailer durante uma parada na estrada. Curta o nosso canal no youtube.
Saudações estradeiras!